DOCLISBOA PARA TODOS

EO 2019 LisboaAtividades Pedagógicas e Lúdicas21 a 25 Out., 2ª a 6ª: 10.30hM/41€
  • slider

O DocLisboa - Festival Internacional de Cinema prepara-se para mais uma edição repleta de filmes para todas as idades, de 17 a 27 de outubro, com oficinas e sessões de cinema para escolas.

As oficinas Docs 4 Kids promovem a aproximação das crianças e dos jovens ao documentário, através do visionamento de filmes, de reflexão e debate, em paralelo com propostas artísticas que materializem algumas das ideias suscitadas pelos mesmos.

O 30º aniversário da queda do Muro de Berlim será o foco do programa de oficinas Docs 4 Kids deste ano.

Quando caiu o muro de Berlim, em 1989, havia 16 muros a dividir populações e a criar fronteiras no mundo inteiro. Hoje, existem 65 muros já construídos e outros quase prontos (segundo uma pesquisa da Universidade de Quebec). Para que serve um muro?

Um muro é uma construção física que existe para dividir o “dentro” do “fora”. Um muro cria territórios e evita o encontro indesejado com o outro. Um muro limita a livre circulação num espaço e serve como barreira de proteção. Além de uma barreira física, os muros também podem ser metafóricos, pois representam a divisão de ideias, uma divisão simbólica.

Sessões de cinema:
Com 303 filmes, 48 países representados, 39 estreias mundiais, 45 estreias internacionais, 44 filmes portugueses e 11 primeiras obras, 12 das sessões de cinemas para as escolas vão assentar nos temas que sustentam a edição de 2019: visitar a antiga Alemanha de leste, pensar sobre os conflitos do Deserto do Saara pela olhar de Jocelyne Saab, conhecer a literatura de Sophia de Mello Breyner e espreitar o último filme de Eric Baudalaire, contruído entre ele e as crianças com quem trabalhou ao longo de cinco anos. Além destas propostas, que integram a programação do Festival, serão ainda apresentadas duas sessões especiais para os mais pequenos, no dia 17.
17, 21 a 25 out.

Oficina de sonorização de um filme
Faixa Etária: Pré-escolar e 1º ciclo
21 a 25 out., 2ª a 6ª: 10.30h

Oficina de video-mapping
Faixa etária: 2º ciclo
21 a 25 out., 2ª a 6ª: 10.30h


Obs.: 1 turma por oficina.

Mais informações: Site