DOCE GOTINHA, UMA GRANDE VIAGEM

EO 2018 Todo o PaísEspetáculo Para Escolas2ª a Dom.3-10Por Orçamento

Em palco, vive-se a história de uma pequena gota de água, que se prepara, pela primeira vez na sua vida, para cair de uma nuvem e ser chuva - "leve, fresca e doce da primavera”. Um projeto artístico pedagógico com a chancela do Ministério do Ambiente. Um concerto falado para ouvir, cantar e aprender. Com Catarina Furtado, José Pedro Gil e Emanuel de Andrade.

"Doce Gotinha, Uma Grande Viagem" é uma história que as câmaras municipais podem levar até ao seu concelho e às suas escolas. Tendo parcerias com salas de espetáculos, as próprias escolas também podem encomendar este projeto para crianças curiosas e adultos conscientes da importância da água (e do seu ciclo) enquanto um dos recursos naturais mais preciosos da terra.

O projeto artístico pretende transmitir uma ideia positiva e valorizadora sobre o ciclo da água e a importância deste recurso. Os conteúdos musicais e narrativos reforçam toda a ação no âmbito da responsabilidade social e ambiental e incentivam a mudança de hábitos de consumo e de comportamentos, estimulando o uso eficiente da água desde muito cedo, fazendo uma ponte para os conteúdos pedagógicos trabalhados na escola.

A viagem de exploração da Doce Gotinha na Terra faz-se através do encontro com personagens muito diferentes: a andorinha experiente, o malmequer perfeito apaixonado, a toupeira abelhuda, os dois recordistas castores engenheiros e a família pouco consciente dos seus gastos revelam à pequena gotinha o seu valor e a importância da água enquanto um dos recursos naturais mais preciosos da Terra.

Nesta grande viagem de descoberta, o público é levado por marés, rios, represas e riachos, voa do Egipto ao Japão, cruza estações, pólos, gelos, glaciares e ilhas de areia dourada, assiste ao namoro entre o sol e a terra, até que se despede da Doce Gotinha, feliz e muito mais sábia, na sua viagem de regresso para a grande nuvem, enquanto promete voltar... quem sabe numa chuva tropical.

Uma história para ler, ouvir e cantar, acompanhando cada etapa da viagem da Doce Gotinha. Um espetáculo composto por narração, canto e projeção de vídeo sobre um tule, com uma duração de 40 minutos. No final, os atores, as crianças e os professores conversam sobre esta temática.

"Uma gota é só uma gota. Muitas gotas, o que serão? São rios e mares que água pura nos dão”.