DIA AZUL NAS ESCOLAS

EO 2018 Todo o PaísConcurso Para EscolasAté 27 Abr.M/01€
  • slider

O Dia Azul Nas Escolas é dinamizado pela Fundação Make-A-Wish e insere-se no Programa Make-A-Wish Vai À Escola: um projeto de crianças-jovens para crianças-jovens Make-AWish, que tem como principal objetivo envolver os estabelecimentos do ensino público, privado e profissional na missão da Fundação.

O programa "Make-a-Wish Vai à Escola" pretende despertar a consciência social nas crianças e jovens, com enfoque numa educação para a responsabilidade social, voluntariado e cidadania, alertar para a necessidade de respeitar, aceitar e acolher a diferença no outro, nomeadamente na doença, valorizando a saúde e, ainda, apoiar a realização de desejos a crianças e jovens gravemente doentes.

O concurso "Dia Azul nas Escolas" convidar os elementos da comunidade escolar a celebrar o Dia Internacional da Make-A-Wish (29 de abril), data de comemoração do 38º aniversário da realização do desejo do Chris, que gostava de ser polícia por um dia, que inspirou a criação da Make-A-Wish.

Neste âmbito, no dia 27 de abril (sexta-feira) as escolas são convidadas a vestir uma peça de roupa azul, a cantar os Parabéns à Make-A-Wish, a usar a pulseira dos desejos e a fazer uma coreografia do Hino Make-A-Wish Portugal e gravar o vídeo para enviar.

A coreografia terá de ser baseada no tema "Quero ser o que eu quiser". A participação requer ainda a partilha de valores, a partir da exploração da temática de que cada pessoa pode ser tudo o que quiser. Esta condição visa incrementar a autoconfiança nos alunos, permitindo-lhes refletir sobre os seus sonhos e talentos, consciencializando-os de que o que gostariam de ser pode impactar/transformar a realidade à sua volta, tornando-os mais atentos ao próximo..

Todos os elementos da comunidade escolar e educativa são também convidados a adquirir uma pulseira dos desejos, para ser usada no dia 27 de abril, com o custo de 1€.

Todas as escolas participantes no concurso do "Dia Azul nas Escolas" recebem um certificado de participação. As 10 escolas finalistas recebem uma menção honrosa e a vencedora terá também como prémio um miniconcerto da cantora e compositora Rita RedShoes.

Fases do concurso:
Preenchimento do formulário de inscrição - até 12 de abril
Divulgação da atividade e da missão "Make-a-Wish na Escola" - até 23 de abril
Preparação do "Dia Azul na Escolas" - 26 de abril
Comemoração do "Dia Azul nas Escolas" - 27 de abril
Envio do vídeo da coreografia e transferência de donativos - até 4 de maio