DESCOBRIR A GULBENKIAN

EO 2019 LisboaAtividades Para EscolasAté 30 Jun.'19, 2ª a 6ªM/30€ a 4€
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

Para este ano letivo as propostas educativas da Fundação Calouste Gulbenkian incluem atividades para todos os níveis de ensino e ensino especial.

O Museu Calouste Gulbenkian continua a apostar na exploração das suas duas coleções, bem como nas pontes e cruzamentos entre ambas. Ao longo do ano, o Museu acolhe também exposições temporárias, que vão permitir abordar novas leituras e temas. Para o 1º e 2º ciclos, a equipa educativa programou um acontecimento teatral em que se trabalham histórias e mitos.

Na área da Música, além dos habituais concertos comentados e guias de audição, haverá lugar para visitas musicais, desafiando os alunos a serem "fazedores" ou criadores e a aprenderem mais sobre exploração sensorial, sonora e musical. No Jardim e Edifício, propõem-se visitas e oficinas para explorar lugares, matéria-prima, projetos e ideários, para perceber a paisagem portuguesa, os ciclos da vida natural, e muito mais.

Para os mais novos, as atividades partem de uma "viagem" de descoberta para dar largas à imaginação e lançar mão a experiências e construções. A Biblioteca de Arte volta a abrir as suas portas a todos aqueles que precisem de informação especializada nas áreas da história da arte, da arquitetura, das artes visuais e do design.

Por fim, a Fundação Calouste Gulbenkian dinamiza também propostas artísticas destinadas a ser tocadas, dançadas, desenhadas, ouvidas, ou somente observadas, direcionadas para o público com necessidades educativas especiais.


E para os professores…

No âmbito da música, a Gulbenkian desenhou dois cursos: um para dar a conhecer a inovadora obra de Claude Debussy e o seu papel na construção da estética modernista; o outro para revelar o universo das "Vozes caladas: mulheres compositoras na história da música ocidental". No campo das práticas criativas, colaborativas e coletivas em sala de aula, projetaram-se os cursos "Professor e artista: práticas colaborativas em sala de aula" e "Aula no Jardim — ensinar a aprender com a natureza". Para terminar, os professores são desafiados a inspirar ciência, com a ajuda da equipa educativa do IGC, e, a inscreverem-se no habitual "Encontro com professores".

Conheça o programa completo para o ano letivo 2018/2019 no site.

Fotografias: Márcia Lessa, Rodrigo de Souza e Filipe Ferreira