CONHECER O UNIVERSO DOS MEDIA

EO 2018 SintraVisitaAbr. a Set.: 9.30h-19h, Out. a Mar.: 9.30h-18hM/103,5€
  • slider
  • slider
  • slider

É possível imaginar o mundo sem notícias? E como estas chegam até nós? Quem foram os primeiros jornalistas? O que significa liberdade de imprensa e por que é tão importante defendê-la? O NewsMuseum explica.

Com mais de 25 áreas temáticas ao longo dos três pisos do edifico, pode olhar para os eventos mais recentes de Portugal e do mundo através da cobertura mediática, com um total de 16 horas de conteúdos em Português e Inglês.

Neste museu, os visitantes são convidados a relatar em direto emissões de TV e Rádio, a viajar até 2046 com os óculos de Realidade Virtual, a tornarem-se propagandistas e colar um cartaz na Via di Propaganda, a ir até Bagdad na noite da Guerra do Golfo, a explorar os cacifos do mundo do desporto ou a reviver os acontecimentos mais mediáticos dos últimos 100 anos em 360º na sala do futuro.  O museu conta ainda com paredes touch, uma torre com mais de 60 ecrãs que transmitem em direto de todo o mundo e mais de 275 notícias projetadas em tempo real.

A missão do NewsMuseum passa por promover o conhecimento dos Media, da Comunicação e do Jornalismo junto das novas gerações.

Visitas de Estudo
Através de uma série de experiências tecnológicas, os alunos são convidados a descobrir os principais acontecimentos do último século. A experiência com valor educativo para um público-alvo vasto, que inclui alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e também Ensino Secundário.

As visitas são acompanhadas e guiadas por profissionais de Comunicação Social ou de História e incluem ainda uma pequena sessão (15-20 minutos) sobre um tema previamente selecionado, como Jornalismo de Guerra, Jornalismo Desportivo, Fotojornalismo, História dos Media, Social Media, Ética e Deontologia do Jornalismo e Teorias e Técnicas de Relações Públicas.

A coleção, que tem por base tecnologia altamente avançada, consiste em conteúdos Media, incluindo objetos físicos e, apps interativas e vídeos. Existem mais de 170 ecrãs, 10 apps e mais de 275 artigos noticiosos, projetados em tempo real.

As visitas de estudo integram o desenvolvimento dos programas escolares de várias disciplinas: Português, Inglês, História, TIC, Cidadania (Ensino Básico), Educação Tecnológica (Ensino Básico), Economia (Ensino Secundário), Multimédia e Cultura e Artes (Ensino Secundário).

Duração: 1.30h/2h

Marcações: Email