PAPA CASEIRA IDEAL PARA BEBÉS

EO 2017 Receita | Fonte Bloga8
  • slider
  • slider

Experimente fazer uma papa caseira para o pequeno-almoço ou lanche do seu bebé em vez de recorrer às papas instantâneas. O seu bebé, certamente, vai gostar!

As papas caseiras são muito fáceis de fazer, com ingredientes que temos sempre em casa, não têm açúcares adicionados e são muito mais saudáveis para o seu bebé!

PAPA DE ESPELTA COM MAÇÃ E BANANA (+ 6 meses):
Contém Glutén

Ingredientes (1 dose - 80/200ml):
– 1 banana pequena – 1 iogurte natural não açucarado (+ 9 meses) ou 1 copo (200 ml) de bebida vegetal (ex: amêndoa)
– 3 colheres de sopa de farinha de espelta integral
– 150-180 ml de água
– 1 maçã cozida
– 1 banana madura

Modo de preparação:
1. Cozinhe a farinha de espelta em 150 ml de água cerca de 10 minutos; adicione um pau de canela (opcional) e vá mexendo para não colar ao fundo da panela; comece com 150 ml de água e vá adicionando mais até obter a consistência desejada;
2. Adicione a maçã cozida e a banana esmagada e envolva bem;
3. Por fim triture com uma varinha mágica caso prefira uma papa mais líquida;
4. Sirva com banana cortada às rodelas, canela ou coco ralado/desidratado (8-9 meses);
5. Se quiser adicionar leite do bebé, basta colocar menos água para deixar a papa mais grossa e, na hora de dar a papa, adiciona 30 a 60 ml de leite (materno ou fórmula);
6. Pode guardar a papa cerca de 2/3 dias dentro do pacotinho Squeez ou congelar durante um mês. Caso opte por congelar, adicione a banana apenas na hora de servir, para evitar que esta oxide.

Ingrediente Estrela desta receita: espelta
A espelta ou trigo-vermelho é uma espécie da família das gramíneas, próxima do trigo, e é cientificamente conhecida como Speltum Triticum.

É uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, riboflavina (B2), niacina (B3), tiamina (B1), vitamina E e também uma boa fonte de ferro, zinco, fósforo, magnésio, cobre e de aminoácido triptofano. É uma ótima fonte de fibras e contém oito aminoácidos essenciais, tais como a cistina e metionina, tornando-se uma interessante fonte de proteína.

A espelta não parece causar sensibilidade na maioria das pessoas que são intolerantes ao trigo. Além disso, a farinha de espelta, também está disponível em casca sob a forma de grãos inteiros,  e pode ser preparada e apreciada como o arroz.


Sugestão: transporte a papa nos pacotes Squeez ou sirva ao seu bebé no Happy Bowl da EZPZ.


Por, Ana Lopes Martins - Nutricionista
Com o apoio de Bloga8