LANCHE COM BOLACHAS

EO 2017 Receita | Fonte Bloga8
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Feito com ingredientes saudáveis, este menu exemplifica como pode ser rápido e fácil preparar um lanche delicioso ou os aperitivos para a festa dos seus filhos.

Esta é uma receita prática e saudável para um lanche delicioso com os seus filhos.

SMOOTHIE DE PAPAIA E BANANA (+ 6 meses):

Ingredientes (2 doses):
– ½ papaia
– 1 banana pequena
– sumo de ½ laranja
– 1 iogurte natural não açucarado (+ 9 meses) ou 1 copo (200 ml) de bebida vegetal (ex: amêndoa)

Modo de preparação:
1. Colocar todos os ingredientes numa liquidificadora e triturar até obter um smoothie de consistência cremosa;
2. Caso pretenda uma consistência mais espessa opte pelo iogurte, caso prefira mais líquida, opte pela bebida vegetal.

BOLACHAS DE BANANA E TÂMARAS (+ 7 meses)

Ingredientes (30 bolachinhas pequenas ou 20 de tamanho maior):
– 1 banana madura
– ½ chávena de tâmaras descaroçadas ( cerca de 90 g – 10 tâmaras)
– ½ chávena de farinha de arroz ( cerca de 170g)
– 3 colheres de sopa de flocos de aveia
– 5 colheres de sopa de azeite
– 1 colher de café de bicarbonato de sódio (+ 9 meses)

Modo de preparação:
1. Comece por triturar num liquidificador as tâmaras com os flocos de aveia (Robot: 10 seg/vel 6);
2. Acrescente à mistura anterior a farinha de arroz, a banana, o azeite e o bicarbonato de sódio e volte a triturar até obter uma mistura homogénea (Robot: 20 seg/vel 6);
3. Faça uma bola de massa com o preparado anterior e envolva em película anti-aderente; leve ao frigorífico cerca de 30 minutos;
4. Faça pequenas bolas com as mãos e achate-as em forma de pequenas bolachas ou use um cortador para lhes dar a forma que preferir (para isso coloque a bola de massa entre duas folhas de papel vegetal e estenda-a com um rolo da massa);
5. Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC, cerca de 25 minutos;
6. Deixe arrefecer e guarde numa caixa fechada.

Ingrediente Estrela desta receita: papaia

Esta fruta, além de possuir um sabor delicioso, é muito rica nutricionalmente. Contém proteínas, fibras, hidratos de carbono, cálcio, ferro, beta caroteno, vitamina K, ácido ascórbico, tiamina, riboflavia e niacina. Além disso, contém uma enzima, a papaína, que é uma excelente aliada no processo digestivo, podendo por isso ser consumida no final de refeições mais pesadas e com mais gorduras.

Sugestão: coloque o smoothie no Squeez e sirva as bolachas nos práticos EZPZ.


Por, Ana Lopes Martins - Nutricionista
Com o apoio de Bloga8