PASSARINHOS DE PORTUGAL

EO 2019 Material Didático
slider

A empresa ”Passarinhos de Portugal” fabrica, comercializa e dinamiza instrumentos de música artesanal há 15 anos e tem como objetivo, além de partilhar esta arte centenária, convidar miúdos e graúdos a pintar o seu passarinho - instrumento de música de sopro.

O Apito d’Água é um instrumento musical em barro, feito em roda de oleiro. O objetivo passa por encher o produto com água e soprar, imitando assim o som de um pássaro. Hoje o Apito d’Água reaparece em forma de passarinho – Passarinhos de Portugal.

Feito em roda de oleiro, e moldado à mão, é cozido ao sol, e posteriormente em mufla. Pode ser pintado a mão, tradicionalmente com cores garridas, com tinta acrílica, ou vidrado voltando à mufla para ser cozida a pintura.

Ao introduzir água, o ar soprado para o seu interior faz agitar a água, alterando o som do apito e transformando-o num som musical.

No final do século XX, com o desuso do barro, e a introdução da indústria moderna e do plástico, a olaria desapareceu e juntamente com ela o apito de água. O instrumento musical foi recuperado com uma nova roupagem a dos Passarinhos d’ Água.

Para os mais novos este instrumento é um objeto artístico, um instrumento musical e pode ser utilizado com fins terapêuticos.

PASSARINHOS DE PORTUGAL

-

Tel: 919930556