JUDO NA CASA DO GIL

EO 2017 Estrelas e Ouriços na Comunidade
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

Na sequência do “Cinco Estrelas, 5 Projetos”, a primeira entidade que decidimos apoiar foi a Casa do Gil, um parceiro de longa data e uma instituição que admiramos muito!

Queríamos proporcionar à Casa do Gil uma atividade regular que envolvesse as crianças com uma modalidade de uma forma continua. O Judo foi identificado como a atividade pretendida pelas crianças e pelos responsáveis pedagógicos da Casa do Gil.

A par da componente desportiva, o judo reforça a interiorização de valores sociais cruciais como o respeito, a honestidade, a amizade, a cortesia, a honra, fundamentais para a vida em sociedade, em particular de crianças que crescem em caminhos difíceis de percorrer.

Este projeto conta com o apoio do Centro para o Desenvolvimento do Judo – CPDJ - e do Professor Miguel Galhardas, que tornaram possível a implementação deste desejo!

Como tudo começou
Foi logo na primeira reunião na Casa do Gil que o judo foi identificado como a atividade que as crianças da casa gostariam de praticar! Nesse mesmo dia, numa reunião com o responsável do CPDJ, por um motivo diferente, falamos sobre a vontade manifestada pela Casa do Gil. O entusiasmo e a vontade de colaborar com o Estrelas e Ouriços foi imediata!

A primeira sessão
Foi no dia 19 de março que aconteceu a primeira sessão de judo na Casa do Gil! Crianças, coordenadores e professor estavam entusiasmados. Tudo começou com uma história de um carvalho forte e de um junco frágil que abanava ao sabor do vento. A aula foi animada, sempre com grande envolvimento das crianças, muitos risos e aprendizagens. No final, todos interiorizaram que mais importante do que a força é saber usar o movimento e o equilíbrio!

As férias da Páscoa
Para as férias da Páscoa preparamos uma ação especial, no âmbito do projeto “Judo na Casa do Gil”. As crianças fizeram uma verdadeira viagem ao Japão, voando, nadando, navegando no seu imaginário, e quando lá chegaram, além de praticarem judo fizeram também sessões de origamis e de desenhos manga. Foram umas férias muito divertidas e cheias de novas aprendizagens.

A atividade será praticada pelas crianças de forma regular durante o ano de 2017.

Ação desenvolvida na Casa do Gil, com o apoio do Centro para o desenvolvimento do Judo - CPDJ.

O nosso primeiro projeto de 2017 já está em curso. Continuaremos a partilhar notícias e depoimentos do projeto Cinco Estrelas, 5 Projetos ao longo do ano!