VER A ODISSEIA PARA CHEGAR A ÍTACA

EO 2019 PortoPeça de Teatro12 Out.: 16hM/65€ a 10€
  • slider

O Teatro Nacional São João apresenta as aventuras de Ulisses no seu longo e atribulado regresso a casa, narradas por Homero no clássico grego Odisseia, foram o ponto de partida para a construção de “Ver a Odisseia para Chegar a Ítaca”.

O espetáculo integra as memórias e ideias de um Clube de Leitura, “Ler a Odisseia para Chegar a Ítaca”, no qual os participantes analisaram várias possibilidades de encenar as palavras lidas. Entre ler e ver, entre ver-ouvir e ouvir-ver, joga-se a mesma tradição milenar, a da narração de histórias.

Em “Ver a Odisseia para Chegar a Ítaca”, Leonor Barata é a única intérprete num palco despido e negro, um só corpo habitado por múltiplas personagens e vozes, reconstruindo, pelo movimento, pela dança e pela palavra, uma viagem mitológica e clássica.

Numa pequena mala vermelha, no tampo da qual desafiará os presentes a desenhar a giz, transporta animais de miniatura, bonecos, figuras de papel, fios de lã, velas, adereços de qualquer quarto de criança.

Com esses objetos e a participação ativa do público, este espetáculo faz-se na vivência lúdica e coletiva do próprio exercício de narrar, já que, nas próprias palavras de Homero, “leve é a tarefa quando muitos dividem o trabalho”.

Também para escolas.