TEATRO SÃO LUIZ CRIA BILHETE SUSPENSO

EO 2019 LisboaGestos Solidários
  • slider

O Bilhete Suspenso integra-se na política de acessibilidade desenvolvida pelo São Luiz Teatro Municipal e permitir alargar o acesso à Cultura, num gesto de partilha.

À semelhança do café suspenso - conceito criado em Nápoles no período da Segunda Guerra Mundial e recentemente adotado em França, a que se seguiu rapidamente a “baguette en attente” - o São Luiz lançou, em 2015, o Bilhete Suspenso. Mais do que um projeto do Teatro, trata-se de um projeto dos espetadores do Teatro.

Esta é uma forma de oferecerem a quem não pode pagar pelo seu bilhete a oportunidade de assistir a um espetáculo no Teatro São Luiz. Quem oferece e quem recebe não se conhece. É um gesto de partilha entre espetadores de teatro.

O funcionamento é simples: o Bilhete Suspenso tem um custo de 7 euros, válido para qualquer espetáculo e fica suspenso na bilheteira para usufruto de pessoas apoiadas pelas entidades parceiras do São Luiz, associadas a este projeto.

Esta iniciativa integra-se na política de acessibilidade desenvolvida pelo São Luiz Teatro Municipal, que acredita que "o teatro deve ser um espaço que todos possam sentir como parte integrante do seu quotidiano".

Assim, como partilhou com o Estrelas & Ouriços, "o São Luiz inscreveu na sua missão os princípios de cooperação, transmissão e partilha, comunitarismo e solidariedade, através de programas estratégicos que visam facilitar o acesso à cultura por parte dos habitantes e visitantes da cidade de Lisboa".

São Luiz Para Todos
A pensar também nas crianças e no público com necessidades educativas especiais, o São Luiz tem o cuidado de apresentar projetos singulares de teatro, dança ou música. Regularmente, há sessões com audiodescrição, com interpretação em língua gestual portuguesa e sessões descontraídas - que podem decorrer numa atmosfera tolerante no que diz respeito ao barulho na plateia, com ajustes no espetáculo e no acolhimento do público.

Testemunhos de utentes de associações que com usufruto do Bilhete Suspenso assistiram a um espetáculo no Teatro São Luiz, em setembro de 2016:

Associação SOL - “A iniciativa do São Luiz Teatro Municipal, o Bilhete Suspenso, além de inédita, é das coisas mais belas que pode haver no mundo: disponibilizar ferramentas cognitivas em sítios privilegiados a quem não pode e é obrigado por contingências pessoais a ficar na reserva como que para sempre excluído no seu papel autêntico. Adorámos!”

Associação Albergues Nocturnos de Lisboa - “Fomos esta noite ao Teatro São Luiz ver a peça ZULULUZU dos nossos vizinhos e amigos Teatro Praga. Foi uma noite muito boa e temos de agradecer ao São Luiz e às pessoas que aderiram a esta invenção deste teatro que são os Bilhetes Suspensos. O público é convidado a adquirir um bilhete pelo valor de 7 euros que fica suspenso na bilheteira e que reverte para pessoas apoiadas pelas entidades associadas. Como o Albergue."