PARABÉNS, SÃO LUIZ!

EO 2019 Lisboa22 Mai.
  • slider

Quantas memórias guardam os 125 anos do São Luiz Teatro Municipal? O ano de 2019 marca as comemorações do aniversário deste equipamento que nos habituou desde cedo a espetáculos de qualidade.

Concentramo-nos num deles que pode ser considerado como o “carimbo” dos festejos: Guardar Segredo é um conjunto de espetáculos de teatro que acontecem dentro de dois guarda-fatos colocados no Parque do Jardim da Quinta das Conchas nos dias 1 e 2 de junho. Dentro de cada armário cabe apenas uma pessoa – a medida certa para assistir a um dos espetáculos de Guardar Segredo. O que se lá irá passar dentro? Ainda não sabemos, é segredo, mas sabemos que cada espetáculo tem a duração de cinco minutos. Um espetador, um ator, cinco minutos. Eis a proposta da companhia Amarelo Silvestre, numa encenação de Caroline Bergeron. Sendo de entrada livre, neste espetáculo cabem todas as crianças e todas as suas famílias.

Mas é no mês de maio, a 22 de maio, que o São Luiz completa as suas 125 primaveras. Uma idade emblemática para pensar em fixar memórias. Em setembro, vai ser editado o “São Luiz 125”, um livro que, através de textos de diversos autores e de diferentes pontos de vista, se debruça sobre a história deste Teatro estabelecendo a ponte entre o seu passado e o seu futuro.

“Desde a sua reabertura, a 30 de novembro de 2002, o São Luiz Teatro Municipal assume como missão a entrega à cidade de um Teatro vivo, com público, enérgico, com centenas de sessões por temporada, por vezes em três apresentações diárias entre a Sala Luis Miguel Cintra, a Sala Bernardo Sassetti e a Sala Mário Viegas”.

Missão cumprida, diríamos nós.

Parabéns!