FIMFA – MARIONETAS E ANIMAÇÃO DE VOLTA A LISBOA

EO 2019 Região de LisboaTeatro de Marionetas9 a 26 Mai.M/0A Partir de 3€
  • slider
  • slider
  • slider

O FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas decorre de 9 a 26 de maio em 10 espaços de Lisboa. Ao longo de 18 dias, será possível assistir a mais de 20 espetáculos de companhias de 12 países, incluindo Portugal, Alemanha, Dinamarca, EUA, França, Irão, Moçambique e Reino Unido.

A abertura acontece no Castelo de São Jorge, a 9 de maio, com as Marionetas Gigantes de Moçambique e os micro teatros da companhia Laitrum Teatre, que condensam cinco obras de Shakespeare em peças de oito minutos, criadas pelos espetadores.

No Castelo de São Jorge realce ainda para a companhia holandesa Close-Act Theatre e os seus gigantescos “Saurus”, criaturas gigantescas dos tempos pré-históricos, carismáticos dinossáurios, com cerca de 5 metros de altura, que investem pelo público, com rugidos ensurdecedores, à procura de comida para acalmar a sua fome.

O FIMFA apresenta uma programação especial dirigida a todas as idades, com espetáculos de sala, de rua e de pequenas formas, que revelam o fôlego da marioneta, popular, revolucionária e sempre contemporânea.

No LU.CA – Teatro Luís de Camões a programação é pensada para os mais novos, mas com espetáculos que os adultos também vão apreciar.

Não se espante se chegar ao LU.CA e vir uma caravana singular estacionada à porta do teatro. No interior pode ver “Avion Papier”, dos franceses La Méandre, um espetáculo que convida a sonhar de olhos abertos... Um encontro especial para espetadores de todas as idades, no coração de um dispositivo imersivo onde objetos reais e irreais interagem uns com os outros. A linha entre o que se imagina e o que se experimenta é fascinante.

A inglesa Colette Sadler apresenta “We Are The Monsters”, uma família de Monstros! Uma viagem através da metamorfose e da transformação física, à medida que caixas e personagens ganham vida, com estranhos monstros que se multiplicam caoticamente e ganham novas formas, virados de cabeça para baixo e de trás para frente, a partir de kispos, meias, saias, casacos muito grandes ou muito pequenos. Não deixe que nenhuma criança e adulto da sua vida perca esta impressionante criação de loucura absoluta, que fala do fascínio de ser diferente e celebra a diversidade.

Igualmente de Inglaterra, Drew Colby, um dos maiores mestres do teatro de sombras com mãos, revela como a sua sombra pode fazer quase tudo em “My Shadow and Me”, desde sombras encantadoras de animais, transformações incríveis, fabulosas paisagens e até figuras muito cómicas... e tudo é feito apenas com duas mãos!

Pelo FIMFA Lx19 vão ainda passar espetáculos como Hans Christian, You Must Be An Angel, dos dinamarqueses Teatret Gruppe 38; Chambre Noire, um trabalho aclamado pela crítica internacional, que aborda o universo da mulher que disparou contra Andy Warhol, sem o conseguir matar e Invisible Lands, da companhia Livsmedlet Theatre, onde o corpo humano é transformado em paisagens para personagens em miniatura.

O FIMFA Lx19 é um projeto d' A Tarumba - Teatro de Marionetas, com direção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro.

Conheça a programação completa aqui e a tabela de preços aqui.

Locais: Castelo de São Jorge, no São Luiz Teatro Municipal, no Teatro Nacional D. Maria II, no LU.CA - Teatro Luís de Camões, no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, no Teatro da Trindade, no Teatro do Bairro, no Teatro Taborda, no Museu Nacional do Teatro e da Dança e na Cinemateca Portuguesa.