FESTIVAL NOVAS INVASÕES

EO 2019 Torres VedrasFestival29 Ago. a 1 Set.M/00€
  • slider
  • slider
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

As artes e a cultura saem às ruas, em Torres Vedras, para quatro dias de animação e recriações históricas.

O "Novas Invasões" baseia-se na celebração do tempo, promovendo e privilegiando o encontro e a relação entre pessoas de diversas origens. Esta iniciativa comemora um tempo histórico, que recria o tempo e o espírito que foi vivido durante as Guerras Peninsulares e a construção das Linhas de Torres Vedras; e o tempo presente, combinando a pluralidade de ideias e visões do mundo.

O Festival conta com quatro dias preenchidos de atividades de natureza diversa, dirigidas a todas as faixas etárias, com os espetáculos a acontecer em várioas locais distintos da cidade. Pode encontrar recriações históricas no Forte de São Vicente, um Mercado Oitocentista na zona histórica e, ainda, arte contemporânea, com uma oferta vasta, por inúmeros "palcos" da cidade.

No epicentro do Festival existe um mercado oitocentista, que funciona como um palco e um cenário, estabelecendo a ligação entre o contemporâneo e o tempo passado. Em paralelo, a programação do Novas Invasões apresenta espetáculos diários de diferentes áreas artísticas (teatro, dança, musica, performance), contando com a representação de artistas provenientes de diferentes países.

O Forte de São Vicente, que se assume como um dos polos centrais do evento, vai contar com dias repletos de atividades dinamizadas pelo serviço educativo do Novas Invasões. O destaque vai para a “Noite ao luar”, em que um grupo de crianças entre os 6 e os 10 anos vai passar a noite numa tenda de acampamento, em pleno Forte, com direito a ceia, pernoita e pequeno-almoço de campo.

Em permanência estará uma tenda com objetos e uniformes usados nas invasões peninsulares e uma exposição de soldados elaborados pelos jardins de infância do concelho de Torres Vedras. Passeios de burro, ateliês de expressão plástica, de confeção de bebida e doçaria e de encadernação, jogos de rua, contos narrados e uma mostra de ofícios completam o programa do serviço educativo, que se desenvolve ao longo dos quatro dias do Festival.

Do Forte de São Vicente seguimos para o Castelo, onde os mais pequenos vão ter a oportunidade de realizar passeios de burro na Praça de Armas. De 30 de agosto a 1 de setembro, a experiência pode ser feita entre as 17h-22h.
   
Em cada nova edição do Novas Invasões, o festival conta com a representação artística de um país convidado. Em 2019, o "invasor" vem diretamente da Alemanha.

Programação completa aqui.