FESTIVAL NOVAS INVASÕES

EO 2017 Torres VedrasFestival31 Ago. a 3 Set.M/00€
  • slider
  • slider
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

As artes e a cultura saem às ruas, em Torres Vedras, para quatro dias de animação e recriações históricas.

O "Novas Invasões" baseia-se na celebração do tempo, promovendo e privilegiando o encontro e a relação entre pessoas de diversas origens. Esta iniciativa comemora um tempo histórico, que recria o tempo e o espírito que foi vivido durante as Guerras Peninsulares e a construção das Linhas de Torres Vedras; e o tempo presente, combinando a pluralidade de ideias e visões do mundo.

O Festival conta com quatro dias preenchidos de atividades de natureza diversa, dirigidas a todas as faixas etárias, com os espetáculos a acontecer em 16 locais distintos da cidade. Pode encontrar recriações históricas no Forte de São Vicente, um Mercado Oitocentista na zona histórica e, ainda, arte contemporânea, com uma oferta vasta, por inúmeros "palcos" da cidade.

O programa destaca atividades de serviço educativo para os mais novos, ciclo de cultura tradicional, cinema, dança, exposições, gastronomia, música, novo circo, performances e teatro, desenvolvidas por artistas de Portugal, França, Reino Unido, Espanha e Japão.

Este é um evento lúdico, voltado para a animação, diversão, para a partilha, mas é também uma recriação da vida rural do início do século XIX, com artesãos a trabalhar ao vivo, tabernas com comida e bebida, animação, arruadas, cortejos e a recriação de profissões e pormenores desse tempo.

O país "invasor" deste ano será o Japão. Esta invasão por um país convidado, ao contrário das invasões napoleónicas do século XIX, é positiva e constitui um momento de partilha, respeito e aprendizagem, onde se procura uma aproximação à cultura e aos costumes do convidado. Por este motivo, pode encontrar ciclos de cinema japoneses e, também, exposições, espetáculos e leituras baseadas em obras nipónicas.

Programação completa aqui.