MAFRA: FESTIVAL DO PÃO ENCHE O JARDIM DO CERCO

EO 2018 MafraFestival6 a 15 Jul.: 12h-1hM/00€
  • slider
  • slider
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

Entre os dias 6 e 15 de julho, o Pão de Mafra dá o mote para um festival com muitas atividades ao ar livre, concertos, sessões de contos para famílias e exposições. Tudo no icónico Jardim do Cerco, mesmo ao lado do Palácio Nacional de Mafra.

O Festival do Pão celebra a sua oitava edição com um cartaz musical recheado. As atuações acontecem todos os dias às 22h e abrem, no dia 6 de julho, com a Orquestra Ligeira do Exército. Segue-se João Pedro Pais (7 de julho), Mia Rose (8 de julho), 4 revival (11 de julho), JAM (12 de julho), Big Gang (13 de julho), The Lucky Duckies (14 de julho) e Carminho (15 de julho).

Durante os 10 dias do festival, pode assistir a atuações de ranchos folclóricos e participar nas atividades para crianças, como as sessões de conto, aos sábados e aos domingos, extensíveis às famílias. Destaque para as sessões de histórias: "Era uma vez...", no dia 7 de julho, às 16h; "A Princesa Amuada", no domingo, dia 8, às 14h; e "Ramos de Oliveira, O Soldado da Paz", no dia 14, às 16h.

Mafra é um concelho com grande ligação ao universo rural. Por este motivo, o evento conta também com exposição e venda de artesanato e de produtos locais, feira saloia e, ainda, com uma exposição de veículos e alfaias agrícolas de tempos antigos.

Pode consultar toda a programação aqui.

Um pão que é sabor e tradição

O Pão de Mafra, símbolo da região, é o ex-libris do Festival há oito anos, mas a sua história já vem de longe. Durante séculos, a região saloia de Mafra abasteceu Lisboa com legumes, fruta e animais de criação. O pão não foi exceção, com o seu aspeto mais rústico, diferente do que o que se produzia nas padarias industriais; até porque, até à segunda metade do século XX, esta era uma atividade essencialmente doméstica a que se dedicavam as aldeias da região.

Desde 2012, o Pão de Mafra - reconhecido pelo seu sabor adocicado, miolo macio e crosta pouco rija - constitui-se como uma marca registada e reconhecida em todo o País.