CICLO TEATRO DE MARIONETAS

EO 2018 MaiaTeatro de Marionetas20 a 22 Abr.M/45€
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

Durante três dias, o Fórum da Maia vai encher-se de marionetas. O ciclo de teatro de marionetas conta com espetáculos para todas as idades e com uma oficina de construção de marionetas.

Frankenstein | M/12
Victor Frankenstein é um homem das ciências, das naturais... não das sociais. Mais do que isso, Victor é um homem de convicções e desejos filosóficos e é por isso que tanto deseja oferecer à humanidade o Elixir da Vida Eterna. E como todos os homens que colocam mãos à obra em demanda própria, embrenha-se de corpo e alma neste projeto. Mas por vezes é aconselhável dar dois passos atrás para ver no que nos estamos a meter de cabeça... Victor não é um homem avisado! Mas quem somos nós para o julgar? Quem nunca criou monstros que atire a primeira pedra! Valha-nos o apoio firme e inabalável de amigos como Clerval e o amor incondicional de mulheres como Elizabeth. O resto são meras manipulações desta comédia a que chamámos vida.
20 abr.: 21.30h

Crokorócódilo | M/4
O espetáculo conta a história de um crocodilo que está num dilema: ou come um dos amigos ou desaparece de tão magro que está e os amigos perdem-no a ele. Um crocodilo e uma lição de vida: é assim este espetáculo de marionetas. Um dia o crocodilo descobre que se não comer um dos seus amiguinhos para se alimentar, pode perder a vida pois está cada vez mais magro e fraco. Mas se optar pela sobrevivência, acaba por perder um dos seus grandes amigos... O que fazer? Tentado pela serpente, acaba por abandonar a selva e dirige- se para a cidade. Mas o que ele estava longe de imaginar é que uma criança a sonhar é algo impossível de mastigar.
21 abr.: 16h

Uma lágrima no oceano | M/6
Num futuro distópico em que as reservas de água esgotaram, uma menina e o seu avô fazem os possíveis para sobreviver como nómadas recoletores. Escondidos nas entranhas deste mundo árido e seco, vivem também os guardiões das águas, à espera da extinção dos homens para restabelecer o equilíbrio do planeta. Uma história que nos fará refletir sobre a importância dos pequenos gestos, para consertar os grandes estragos da ganância humana. Com pouca palavra, o espetáculo é conduzido pela banda sonora, interpretado ao vivo, com inspiração nos 24 prelúdios para piano do compositor francês Claude Debussy.
22 abr.: 16h

Oficina de construção de marionetas | M/4
Este ateliê propõe uma reflexão sobre a temática abordada no espetáculo. Num contexto que incentiva o desenvolvimento da criatividade, cada participante constrói o seu próprio "Guardião da Água". Esta será o ponto de partida para um projeto mais alargado em torno da educação ambiental para a preservação da água, sendo sugeridos num ambiente informal, alguns comportamentos que podem ser adotados no quotidiano e a importância de cada gota de água do oceano.
22 abr.: 17h

Preço: 5€/espetáculo