AUTO DE NATAL DA TRINDADE

EO 2019 AlentejoTeatro 12 Jan.:18.30hM/00€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

A Câmara Municipal de Beja, a Biblioteca Municipal de Beja e o Centro Unesco para a Salvaguarda do PCI – Beja, convidam a todos a visitarem a aldeia da Trindade para assistirem a peça de teatro “Auto de Natal da Trindade” e no final a participarem do lanche partilhado.

O Auto de Natal da Trindade é uma manifestação cultural secular celebrada na aldeia de Trindade e que remete para uma tradição de teatros populares que em tempos pontuavam a paisagem rural alentejana.

Após dois anos sem esta atividade, dia 12, pelas 18.30h, o auto da Trindade volta ao palco, na Rua de Santo André, para contar a história da criação do mundo e da vinda do “Salvador”, através de uma narrativa que ultrapassa a descrição normativa da história dos doze dias.

Este será apenas um “ensaio assistido”, mas com o objetivo de a partir desta apresentação resumida do longuíssimo auto, marque o início de um projeto de salvaguarda da manifestação que possibilite o seu estudo aprofundado, infelizmente ainda por realizar, e crie condições para que se possa levantar o Auto na sua totalidade convocando a comunidade da Trindade e de Beja para a sua representação no final de 2019.

É inegável o valor patrimonial do Auto de Natal da Trindade. Para além do valor histórico e da beleza e sabedoria dos versos que ali poderá encontrar, neste que foi o fator de coesão de uma comunidade durante décadas. Hoje é uma viagem à memória e àquilo que diferencia esta comunidade.