HOSPITAL DA BONECADA

EO 2018 LisboaAção de Sensibilização21 a 29 Abr.: 9h-21h3-100€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

O "Hospital da Bonecada by Bepanthene Plus" é um projeto cuja principal função é eliminar o medo da "bata branca" e familiarizar as crianças com o ambiente hospitalar.

As crianças levam os seus brinquedos preferidos, na forma de filhos ou amigos ao hospital, para lá serem tratados. Aí, são recebidas pelos estudantes de medicina, enfermagem, ciências farmacêuticas, dietética e nutrição, fisioterapia, ortóptica, psicologia, terapia da fala, medicina dentária, imagem médica e radioterapia e ciências biomédicas laboratoriais, que assumem precocemente o papel de profissionais de saúde neste "jogo de faz de conta".

O Hospital da Bonecada adota uma infraestrutura semelhante à de um hospital real. Tudo isto para que a criança conheça os elementos constituintes de um hospital e se familiarize com o que lá é feito. Passando pela sala de espera, de triagem e de tratamento, os mais pequenos vão ter de explicar os sinais e sintomas do seu "filhote", ouvir e compreender o diagnóstico e aplicar os curativos.

Sala de triagem
Após serem recebidos pelos estudantes de Medicina na Receção, as crianças são encaminhadas para a Sala de Triagem. Esta é a sala na qual as nossas crianças têm o primeiro contacto com o nosso Hospital Modelo. Aqui, os estudantes de Medina ou Enfermagem farão a triagem dos bonecos. É nesta sala que é entregue o Boletim de Saúde e explicado o percurso no interior do Hospital, bem como todos os procedimentos a realizar em cada uma das salas por onde passarão.

Consultórios médicos
Nos Consultórios Médicos, as crianças serão recebidas por estudantes de Medicina. Aqui, poderão explicar quais são as “doenças” dos seus "filhos" e expressar as suas angústias em relação ao estado de saúde dos mesmos. Por fim, irão ouvir todos os conselhos que os médicos terão para lhes dar.

Farmácia
Na Sala de Farmácia as crianças são familiarizadas com o uso racional de medicamentos  e, acima  de tudo, com a importância da utilização de protetor solar.

Consultórios de medicina dentária
Esta é uma das salas mais temidas pelas crianças. Salvo raras exceções, todas as crianças têm medo dos “terríveis instrumentos” que são usados nos consultórios do Médico Dentista. Com a ajuda de estudantes de Medicina Dentária, recriaremos o ambiente de um consultório real. Assim, será possibilitada uma familiarização de perto com todas estas técnicas e aparelhos, tão receadas pelos mais novos.

Sala de tratamentos
Nesta  sala, as crianças  poderão aplicar os curativos aos seus "filhos", com a ajuda dos Estudantes de Enfermagem. Tomarão contacto com as técnicas mais básicas utilizadas nesta área, o que servirá como método indireto de aprendizagem. Assim, saberão como proceder em situações semelhantes às das salas por onde passarão. Além disso, serão desenvolvidas diversas atividades lúdicas para familiarizar as crianças com este novo espaço criado para elas.

Bloco operatório
No Bloco Operatório, estudantes de Medicina e de Enfermagem irão ensinar às crianças como uma cirurgia se processa. Serão equipadas com o material necessário, como se estivessem, de facto, desinfetadas para uma cirurgia. Recriando o ambiente vivido no Bloco Operatório real, simulando cirurgias aos “filhos” de outras crianças presentes. Neste caso, a criança equipada será a "cirurgiã" principal, estando encarregue de realizar o procedimento cirúrgico.

Sala de radiologia
Aqui, as crianças poderão observar o RX do seu bebé. Serão dadas explicações básicas em relação a estruturas anatómicas que já conheçam e que estejam presentes no exame de imagem.

Sala de fisioterapia
Nesta sala, estudantes de Fisioterapia receberão as crianças, ocorrendo uma "brincadeira" de alongamentos e exercícios entre "pais" e "filhos".

Sala da dinamização
Nela as crianças poderão desfrutar de todas as atividades que foram preparadas para elas de áreas extra hospitalares como pinturas, contadores de histórias e muito mais.

Gabinete de psicologia
No Gabinete de Psicologia, as crianças serão recebidas por estudantes de Psicologia. Desta forma, haverá espaço para um esclarecimento de dúvidas e uma desmitificação de certas crenças que as crianças possam ter em relação ao ambiente hospitalar.

Gabinete de nutrição
No Gabinete de Nutrição, as crianças serão aconselhadas por estudantes de Ciências da Nutrição e Dietética acerca de uma alimentação e hábitos de vida saudáveis.

Terapia da fala
Aqui, entre conversas com os estudantes de terapia da fala, as crianças perdem a vergonha de ainda não saberem dizer todas as palavras como os mais crescidos e aprendem a trabalhar os sons, a voz e a respiração.

Gabinete de ortóptica
Neste gabinete transmitem-se alguns cuidados a ter, como "fugir" ao uso de óculos e percebe-se, informalmente, como está a visão dos mais pequenos.

Gabinete de análises clínicas
Desde "células boas" aos micróbios, as crianças vão poder espreitar mais de perto o que constitui o corpo humano ou o que deixou o seu "filho" doente, assim como perder o medo das temidas agulhas.

No final espera-se que a criança transmita os seus receios para o boneco, desmistificando as atividades que decorrem diariamente em contexto hospitalar.