VIAJAR NA HISTÓRIA

EO 2019 LisboaExp. Permanente2ª a Sáb.: 10h-18hM/02€ / 4€
  • slider

Fotografias, uniformes, títulos de transporte, elétricos e autocarros históricos são apenas alguns dos elementos do cenário ao qual nos transporta o Museu da Carris, que tem muitos anos de histórias para contar.

Desde 1872 que a Carris faz parte da vida de milhares de pessoas e naturalmente tem contribuído para o crescimento da cidade de Lisboa.

O Museu da Carris retrata toda esta evolução ao longo de mais de um século reunindo um vasto espólio de relatórios, fotografias, uniformes, títulos de transporte, equipamento oficinal, elétricos e autocarros históricos e muitos outros documentos e objetos que com certeza irá gostar de conhecer e/ou relembrar.

O MUSEU TEM TRÊS GRANDES NÚCLEOS:

Núcleo I
Evolução histórica da Carris através de documentos e pequenos objetos. A visita inicia-se com cinco salas dispostas cronologicamente, permitindo ao visitante uma viagem no tempo, iniciada com a constituição da empresa e a tração animal, prosseguida com o aparecimento dos ascensores e a adoção da tração elétrica e finalizada com o percurso seguido ao longo do século XX e início do século XXI pela Carris e pelo Metro. Ainda neste núcleo poderá visitar a reconstituição de uma área administrativa e de saúde e, finalmente, uma sala dedicada à Banda de Música dos Empregados da C.C.F.L.

Núcleo II
O segundo núcleo está instalado em naves oficinais entretanto desativadas, e dispõe de uma área de cerca de 2.000m2, onde se exibem viaturas de transporte, máquinas do parque oficinal, uma Oficina de Tipografia e ainda uma zona dedicada à arte no Metropolitano de Lisboa.

Núcleo III
O núcleo III do Museu da Carris expõe ao público alguns dos veículos, de trabalho e de transporte de passageiros, que fazem parte das suas reservas, e que se encontram a aguardar restauro. Estes veículos são representativos de várias épocas que marcaram a história da Carris.

Ainda neste núcleo, estão expostas peças do Metropolitano de Lisboa, tais como um perfil de carruagem, máquinas de venda de bilhetes e obliteradores.

Obs.: Estão disponíveis visitas guiadas para grupos, mediante marcação prévia. Entrada gratuita para crianças com menos de 6 anos.