UM MUSEU DE BRINQUEDOS

EO 2019 PortalegreExp. Permanente3ª a Dom.: 10h-13h, 14h-18hM/00,55€ / 1,05€
  • slider

Junte a família e visite este Museu de encantar, pelos brinquedos que já divertiram tantas gerações.

O Museu de (a) Brincar tem várias exposições temáticas que dão lugar a uma grande variedade de brinquedos que divertiram muitas gerações: bonecos, bonecas, adereços de todo o tipo, carros, motos, soldados, aviões, construções em papel... e muitos mais!

Funciona assim: os visitantes do museu são guiados por um funcionário, sendo para isso necessário uma marcação prévia, que explicará toda a história ligada aos brinquedos em exposição.

Na parte final da visita, os mais pequenos podem divertir-se com alguns brinquedos colocados à disposição e tirar fotos de recordação da passagem pelo museu no espaço "Vamos Brincar".

Como tudo começou?

Em 1995, na sequência da comemoração do Dia Mundial da Criança no concelho do Crato, realizou-se uma exposição de brinquedos antigos e tradicionais, por iniciativa do centro da Área do alto Alentejo(C.A.E./A.A.).

Dado o elevado interesse e receptividade provocados por aquela iniciativa, surge a ideia de procurar um espaço para acolher o espólio recolhido. O Município de Arronches recebeu e apoiou esta ideia.

Em 1997, concluídas as obras de recuperação do edifico denominado “Edifício da Fortaleza” deu-se inicio à instalação do espaço museológico. A 24 de Junho de 2002, é inaugurado o Museu de (A) Brincar que conta com um acervo muito variado, fruto de doações de particulares e aquisições feitas pela autarquia.

Em 2012 o Museu de (A) Brincar foi ampliado e remodelado fazendo melhorias para a delicia dos visitantes. Através da visita a este espaço, encontram-se brinquedos organizados pelos seguintes temas: Brinquedos tradicionais e artesanais populares; Maquetas de papel;  Escola do Estado Novo; Por terra, mar e ar;  Canto dos bonecos;  Jogos e passatempos.

Numa visita a este museu vai ficar a saber de que ano e de que material foram manufaturados os seus brinquedos.

Obs.: Entrada gratuita para crianças até aos 6 anos.