OS SEGREDOS DO MAR DE SESIMBRA

EO 2019 SesimbraExp. Permanente3ª a Dom.: 10h-13h, 14.30h-17.30h, 15 Jun. a 3 Set.: 15.30h-19h, 20.30h-23hM/01,5€ / 3€
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

O Museu Marítimo de Sesimbra situa-se na Fortaleza de Santiago.

Inaugurado no dia 31 de maio de 2016, o museu está dividido por temáticas que ocupam vários espaços do monumento.

O Museu reúne um espólio, composto por materiais e conteúdos, que foi recolhido e organizado ao longo de vários anos pela Câmara Municipal de Sesimbra.

A ligação de Sesimbra ao mar e à pesca, cujas evidências histórias nos transportam até há 5 mil anos, é apresentada ao público de uma forma organizada e sistematizada, onde as novas tecnologias convivem, lado a lado, com o saber dos homens do mar.

A receção situa-se junto ao Posto de Turismo, à entrada do monumento. Depois de adquirir o ingresso e ser devidamente enquadrado, o visitante poderá circular pelos vários espaços e optar por organizar a sua própria visita.

Na entrada do edifício há um painel multimédia com informação de apoio ao visitante, que introduz o Museu e os conteúdos de cada espaço.

No primeiro andar do monumento, o público pode encontrar a exposição D. Carlos, o Rei Pescador, que retrata as campanhas oceanográficas de D. Carlos nas proximidades de Sesimbra, uma reconstituição da Casa do Governador, ao espírito da época, com referência à biodiversidade local. Encontra ainda a Sala da Arte, dedicada às artes de pesca e construção naval, um pequeno auditório para projeção de filmes e documentários, a Sala da Devoção e Memória, onde é possível proceder à pesquisa de marítimos e embarcações de Sesimbra. No piso inferior está patente uma exposição dedicada ao Parque Marinho Professor Luiz Saldanha.

No primeiro andar do Baluarte Poente (Quartel do Major), o visitante pode conhecer a Sala da Comunidade, constituída por doações que a comunidade sesimbrense tem feito ao Museu ao longo dos anos, e a Sala da Viagem, que apresenta as principais viagens feitas pelos pescadores de Sesimbra e a evolução das tecnologias ligadas à navegação.

No rés-do-chão do Baluarte Nascente (Paiol), pode ver-se uma apresentação multimédia sobre a história do concelho de Sesimbra para grupos, em horários definidos.

No Pátio do Poço, que está na zona exterior, está patente ao público uma exposição sobre a história da Fortaleza de Santiago.

Obs.: Entrada gratuita para moradores do concelho e crianças até aos 5 anos. Descontos para grupos.

MUSEU MARÍTIMO DE SESIMBRA

Fortaleza de Santiago. Rua da Fortaleza. - Sesimbra

Adicionar ao calendário
Imprimir
Gostos 0

4599 visualizações

3ª a dom.: 10h-13h, 14.30h-17.30h, 15 jun. a 3 set.: 15.30h-19h, 20.30h-23h