OS CHAPÉUS DOS MEUS HERÓIS

EO 2018 São João da MadeiraExp. TemporáriaAté 21 Ago.M/00€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

Até 21 agosto, o 8ª Avenida tem patente a exposição "Os Chapéus dos Meus Heróis", uma parceria com o Museu da Chapelaria, que conta com 33 réplicas de chapéus de diversos personagens animados.

A exposição de chapelaria vai percorrer modelos desde a Banda Desenhada, ao Cinema passando pela Televisão. Os heróis e vilões, marcados pelos seus chapéus, vão encher o 8ª Avenida de cor. Com 17 figuras de tamanho real como o Lucky Luke, o Peter Pan ou o Nody e 33 réplicas de chapéus como o do Pinóquio, o do Zorro, o do Capitão Haddock ou até o do Pateta, a exposição promete alegrar miúdos e graúdos.

No decorrer da exposição, no dia 28 de julho, sábado, decorrem ateliês culturais e pedagógicos com oficinas e jogos "Ao Passado Tira-se o Chapéu" e "Meu Herói, Meu Chapéu". De forma divertida e interativa os visitantes são convidados a descobrir o processo de fabrico dos chapéus de feltro, desafiando a sua criatividade.

O ateliê "Ao Passado Tira-se o Chapéu" acontece entre as 10.30h e as 11.30h, a equipa de animadores vai fazer uma breve apresentação da história dos chapéus na cidade de São João Madeira com a visualização de imagens que mostram a evolução e diversidade dos chapéus. Durante o ateliê, crianças entre os 4 e os 12 anos vão poder criar em folhas A3 a história do seu chapéu.
Da parte da tarde, entre as 16.30h e as 17.30h, o ateliê "Meu Herói, Meu Chapéu" vai abrir uma animada conversa sobre os heróis infantis como o Homem Aranha, o Super Homem, o Robin dos Bosques ou o Batman. No final os mais pequenos vão decorar o seu molde de chapéu preferido para o seu super herói com diferentes materiais.

Esta é uma exposição pedagógica para toda a família e, por isso, todos os chapéus são acompanhado por uma legenda informativa que contextualiza o percurso de cada personagem. Todos os chapéus expostos foram totalmente produzidos em São João da Madeira.