O MUSEU BERARDO FAZ 11 ANOS

EO 2018 LisboaVisita e Atividade23, 24 Jun.M/00€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

O Museu Coleção Berardo celebra este mês o seu 11.º aniversário. Para assinalar a data, nos dias 23 e 24 de junho a entrada será gratuita. Além disso, o Serviço Educativo criou uma programação especial, com atividades também gratuitas, destinadas a todos os que visitarem o museu neste fim de semana.

Visitas temáticas | M/0

Piet Mondrian e uma nova imagem de super-homem
O homem moderno foi o homem do desenvolvimento tecnológico, da era da máquina, da cidade e das suas velocidades. O homem moderno já voa… pelo território, pela filosofia, pelo desafio. De que modo é que a pintura neoplasticista traduz a ideia de super-homem?
23 jun.: 15h

Talking Picture de Man Ray escuta o som experimental de John Cage?
Dos ready-mades dadaístas aos importantes acasos surrealistas, Man Ray surpreende-nos com obras nas quais os discursos são plurais e experimentais. Na Coleção Berardo, também o som entra no seu leque tão pouco convencional.
23 jun.: 15.45h

O quadrado
O quadrado é uma figura essencial no vocabulário da arte abstrata. Definido como um retângulo com os lados iguais, o quadrado afasta-se dos tradicionais formatos vertical e horizontal, respetivamente do retrato e da paisagem. Assim, cria uma superfície encerrada sobre si mesma e, como tal, sintomática do processo de isolamento dos elementos internos que caracteriza a abstração. Nesta visita, poderá revisitar a recorrência do quadrado na arte abstrata, não só como figura mas também como suporte, meio e consequência do processo de progressiva redução dos elementos fundamentais da pintura — inscrevendo-se simultaneamente como forma visual e produção intelectual.
24 jun.: 15h

Atividades contínuas | M/0

Os enredos da Coleção Berardo
O Museu Coleção Berardo comemora 11 anos. Muitas foram as exposições aqui realizadas, nas quais se criaram diferentes abordagens, diálogos e relações entre as obras da coleção. Pensar numa imagem por si mesma? Ou pensar numa imagem em relação a tantas outras?  Olhares coletivos e olhares individuais. Afinal, como nos relacionamos com as obras de arte? Que pensamento criamos a partir delas? Para comemorar este 11.º aniversário, convidamos o público a visitar o Museu, a criar connosco um grande mapa de enredos e a entrar num jogo de imagens, ideias, palavras e relações.
23 jun.: 15h-18h

Desenhas tu ou desenho eu!?
Construção de engenhos "desenhantes", máquinas de desenho, que permitem criar no espaço uma rede de linhas e manchas que se cruzam e que dialogam umas com as outras. Partindo da exposição da Coleção Berardo, o público é desafiado a utilizar e a manipular estas máquinas e realizar os próprios desenhos/pinturas no espaço do Museu, levando consigo folhas de papel intervencionadas.
24 jun.: 15h-18h