DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO

EO 2018 LisboaExp. Temporária18 a 21 Abr.: 10h-17hM/00€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

O Museu Nacional do Desporto, no âmbito do Dia internacional dos Monumentos e Sítios (18 abril), pretende promover as relações intergeracionais e a partilha de conhecimentos entre gerações tendo como base a recente exposição “Sala Moniz Pereira”.

O "Senhor Atletismo" não é conhecido pelas crianças, mas muitos pais e avós reconhecem imediatamente o nome. O Professor Moniz Pereira, figura ímpar do desporto nacional, que muitos conheceram como o "Senhor Atletismo", foi treinador de figuras como Carlos Lopes, Fernando Mamede, Dionísio Castro e outros.

A exposição contempla a sua sala de trabalho, onde as gavetas são organizadas por Olimpíadas e por Campeonatos Internacionais, é depositária da sua obra multifacetada no desporto, como treinador e professor do Instituto Nacional de Educação Física (INEF), mas também na música, como compositor de fados. Era neste local que guardava documentos, parte dos livros, cadernos de apontamentos, pautas musicais, diplomas variados, medalhas, cartões de múltipla presença e álbuns fotográficos em que registava momentos diferentes da sua vida.

Basta um olhar em redor para se reconhecer a máxima utilizada pelo professor para descrever a sua vida: "A sorte dá muito trabalho".

Pais, filhos e avós vão poder conhecer ou recordar esta figura do desporto nacional e celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Fotografia: Museu Nacional do Desporto