DA GEOLOGIA À FAUNA

EO 2018 AlcanenaExp. PermanenteOut. a Abr.,3ª a Dom.: 10h-18h, Mai. a Set., 3ª a 6ª: 10h-18h, Sáb., Dom., Fer.: 11h-19hM/02,5€ / 4,5€
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

As exposições interativas do Centro Ciência Viva do Alviela (CCVAlviela) foram concebidas de modo a representar os aspetos mais relevantes do Maciço Calcário Estremenho, zona em que se insere o Centro.

Desde a estrutura da paisagem à fauna característica (os morcegos), o CCVAlviela permite aos visitantes iniciar uma viagem virtual no Maciço, despertando a curiosidade para uma visita a esta região de particularidades geológicas, fauna e flora singulares.

GEÓDROMO
Um simulador de realidade virtual, com capacidade para 16 pessoas, transporta os visitantes numa viagem incrível de 175 milhões de anos, até ao tempo em que os dinossáurios "desenharam" as suas pegadas na rocha calcária da Serra de Aire. Durante o filme, navegue até às profundezas da terra, atravesse grutas e algares, observe de perto a queda do meteorito que abriu a cratera de Tore ao largo da Nazaré e veja como milhões de anos de alterações geológicas fizeram do Maciço Calcário Estremenho uma sucessão de montes e vales, fendas e cavidades, um deserto aparente à superfície, onde a água percorre verdadeiros labirintos subterrâneos.

Porquê "Geódromo"? O filme do "Geódromo" aborda essencialmente questões relacionadas com a geomorfologia da paisagem do Maciço Calcário Estremenho.

CARSO
Sabia que o caudal da nascente do Alviela, durante os invernos mais chuvosos, conseguiria encher uma piscina olímpica em apenas dois minutos e meio? Na exposição Carso, descubra esta e outras curiosidades sobre aquela que é a mais importante nascente cársica de Portugal. Inicie esta visita ao Carso com uma viagem a 3D sobre a zona que envolve a nascente do Alviela e desvende os percursos subterrâneos da água. Nesta exposição é possível, através de módulos interativos, fazer chover sobre o carso e observar a circulação subterrânea das águas da chuva. Observe também o que acontece quando um camião cisterna derrama gasolina sobre uma região calcária.

Porquê "Carso"? O termo "carso" provém do esloveno Kras. Este termo é utilizado para designar relevos originados em regiões onde predominam as rochas calcárias.

QUIROPTÁRIO
Prenúncio de morte, doença ou azar, vampiros deambulando na noite, são vários os mitos e lendas sobre os quirópteros (morcegos). Já ouviu falar da horrível criatura Nosferatu? Comece por tirar uma fotografia com esta famosa personagem de cinema, meio homem meio morcego. A verdade é que em Portugal, por exemplo, estes animais de vida silenciosa e discreta são essenciais para o controlo de pragas e, à semelhança de outros animais um pouco por todo o mundo, encontram-se também em perigo de extinção.

Nada melhor para perceber estes mamíferos de duas asas que viver algumas experiências empolgantes, tais como ficar pendurado de cabeça para baixo, aumentar a capacidade de audição, guiar-se apenas pelo som ou partilhar um espaço ínfimo com mil acompanhantes. Na exposição "Quiroptário" pode também conhecer melhor o habitat dos morcegos, bem como outras espécies de fauna que partilham os mesmos abrigos.

Obs.: Gratuito até aos 5 anos. O Centro encerra nos dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 24, 25 e 31 de dezembro.