CULTURA E TRADIÇÃO EM BRAGANÇA

EO 2018 BragançaVisita3ª a Dom.: 9h-13h, 14h-17hM/01,02€
  • slider
  • slider

O Museu Ibérico da Máscara e do Traje tem como objetivo preservar e promover a identidade e a cultura dos povos desta região da fronteira.

Alberga uma importante coleção de trajes, máscaras e apetrechos usados em diversas aldeias de Trás-os-Montes, da província de Zamora e Lazarim (Lamego), durante as chamadas Festas dos Rapazes ou dos Coretos.

A exposição, rica em cor e significado, dá a conhecer a grande variedade de personagens, usos e costumes que a cada inverno ganham vida neste território. Aqui se realça, igualmente, a criatividade dos artífices e a forma como os mais diversos materiais - da madeira à lã, da lata à cortiça - são transformados em seres tão misteriosos e fascinantes.

As origens destes festejos remontam à antiguidade pagã, quando se comemorava um novo ciclo da natureza ao atingir-se o solstício de inverno. Uma visita ao museu permite entrar em contacto com a diversidade de máscaras e trajes utilizados nestas festividades, mostrando a cultura de mistério e a magia que ainda está viva no espírito dos locais.

Cerca de 50 personagens estão expostos em três andares, sendo o Piso 0 dedicado às Festas de Inverno de Trás-os-Montes, o Piso 1 às Mascaradas de inverno da província de Zamora e o Piso 2 aos trajes usados nas Festas de Carnaval das duas regiões, existindo aí também um espaço dedicado aos artesãos e às exposições temporárias.

Obs.: Gratuito até aos 10 anos.

MUSEU IBÉRICO DA MÁSCARA E DO TRAJE

Cidadela. Rua D. Fernão O Bravo, 24-26 - Bragança

Tel: 273 381 008

Adicionar ao calendário
Imprimir
Gostos 0

429 visualizações

3ª a dom.: 9h-13h, 14h-17h