AQUAMUSEU

EO 2017 Vila Nova de CerveiraVisita3ª a Dom.: 10h-12.30h, 14h-18hM/02€
  • slider
  • slider
  • slider

Na margem esquerda do rio Minho e integrado numa envolvente natural de Vila Nova de Cerveira, o Aquamuseu do Rio Minho é um espaço público que transporta para o seu interior a riqueza natural e etnográfica associada ao rio Minho internacional.

Constituído por um Aquário do Rio que simula a viagem ao longo do Rio Minho desde a nascente até à foz, lontrário e Museu das Pescas, o Aquamuseu pretende dar a conhecer uma parte do património natural e cultural do Vale do Minho, principalmente associado à pesca artesanal.

O Aquário do Rio inicia a sua "viagem" na zona alta do rio, onde se podem encontrar, por exemplo, as trutas. Na zona média, que inclui a barragem e o afluente, é possível encontrar peixes migradores como o salmão ou a lampreia. A zona baixa mostra um banco de areia onde vivem as tainhas, por exemplo. Por fim, existe uma poça de maré, representando a zona intertidal de uma praia rochosa, depois da foz do rio Minho, estando povoado por robalos, sargos, mexilhões e anémonas.

O Lontrário também faz as delícias dos mais novos. As lontras que vivem no Aquamuseu até têm nomes: Eureka e o Einstein!

Obs.: Gratuito até aos 4 anos e para residentes em Vila Nova de Cerveira.