À DESCOBERTA DE ALQUEVA

EO 2018 MourãoVisita e Passeios3ª a Dom.: 9.30h-13h, 14.30h-17.30h (set. a Jun.), 10h-13h, 14.30h-18.30h (jul., Ago.)M/02€
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

O Museu da Luz é um singular espaço de cultura e de identidade.

Erigido entre a aldeia da Luz e a margem do lago de Alqueva, é o espaço interpretativo das profundas alterações ocorridas neste território, decorrentes do aparecimento da barragem e da submersão de uma aldeia.

O Museu é composto por três salas: sala da memória, que inclui a exposição etnográfica com peças cedidas ou doadas ao museu da memória da antiga aldeia da Luz, sala de exposições temporárias e a sala da luz, que também acolhe exposições esporádicas.

A integração do edifício neste espaço é marcada por outros pontos de visita: a igreja matriz, dupla da primitiva do século XV existente na antiga Luz; o Monte dos Pássaros, casa tradicional que é a única edificação remanescente da antiga aldeia; a antiga estrada para a Luz, que agora termina na água; o lago, que sugere percursos contemplativos que evocam o antigo lugar; o submerso castelo romano da Lousa ou o rio Guadiana.

O museu promove visitas guiadas (ao Museu, à Igreja N.ª S.ª da Luz e Monte de Pássaros), percursos pela Aldeia da Luz, passeios de barco, piqueniques ou alugueres de bicicletas para descoberta da aldeia e envolvente.

Obs.: Gratuito até aos 15 anos e aos domingos e feriados até às 13h.