UMA AVENTURA NOS MARES

EO 2019 Todo o País | em Exibição | Salas de Cinema

“Uma Aventura nos Mares” conta a história de uma das aventuras mais emocionantes de sempre: a primeira viagem de circum-navegação. Em setembro de 2019 a viagem de Fernão de Magalhães comemora 500 anos.

O navegador português Fernão de Magalhães era membro da nobreza e foi criado na corte portuguesa, sendo educado durante o auge dos Descobrimentos.

Inicialmente, ele integrava algumas missões em nome de D. Manuel I nas Índias e Ilhas Molucas, tendo mais tarde servido Carlos V de Espanha, apresentando-lhe uma ousada proposta de uma rota alternativa para alcançar as cobiçadas Ilhas Molucas - localizadas na atual Indonésia -, que eram ricas em especiarias.

Como, na época, era Portugal que dominava o caminho marítimo oriental que era utilizado para chegar à região, o navegador propôs um percurso ocidental, contornando as Américas.
Carlos V interessou-se pela proposta, concordando eventualmente em financiar grande parte do custo da expedição. Por fim, Magalhães e cerca de 240 homens, distribuídos por cinco caravelas, partiram a 20 de setembro de 1519.

Em abril de 1521, na região das atuais Filipinas, Magalhães morreria durante um confronto com os nativos. Caberia ao novo capitão, o espanhol Juan Elcano comandar as duas caravelas restantes em direção às Ilhas Molucas, aonde chegaram em novembro de 1521, depois de vinte meses de viagem.

Esta é a crónica dos navegadores que se colocaram ao leme da História e mudaram o rumo da humanidade. Uma viagem iniciada sob o comando do português Fernão de Magalhães que, no entanto, morrerá sem a ver terminar.

M/6

Salas de cinema

Por: Cinemundo