STYLE YOUR LIFE

EO 2018 Opinião | Alexandra Simões de Carvalho, Stylist
  • slider
  • slider
  • slider
  • slider

Muitas clientes e amigas me têm colocado a questão: como faço para sozinha/o valorizar a minha imagem?! Não é fácil, mas também não é impossível. De todo! Deixo algumas dicas e sugestões sobre como proceder, passo a passo.

#1 Autoanálise: ninguém melhor do que nós próprios para perceber do que gostamos/não gostamos, aquilo com que nos identificamos, como queremos ser vistos/reconhecidos, os nossos pontos fortes!

#2 Conhecer o nosso Biótipo: qual o formato da minha silhueta? Que aspetos gostamos de destacar? E de camuflar? Conhecer o nosso formato corporal, para dele tirar todo o partido, é um passo fundamental.

#3 Editar o closet: sabe aquela triagem que teima em fazer? Pois é, é obrigatória! Saber o que temos no guarda-roupa e adaptá-lo ao nosso estilo de vida é fundamental para conseguirmos um closet funcional e que nos valorize! Como editar?

1. Vai precisar de um fim de semana e de uma boa dose de paciência!

2. Analisar tudo. Roupa, calçado e acessórios, pois só assim saberemos o que existe.

3. Separar: o que está velho, roto ou descolorido; o que não é usado há mais de três estações; o que não serve (esteja grande ou pequeno, não está a fazer nada por si agora); peças com as quais já não nos identificamos ou que deixaram de fazer sentido no momento de vida atual (por exemplo aqueles micro shorts que usávamos na faculdade. São lindos, fisicamente talvez ainda funcionem, mas não fazem sentido no meu momento atual de vida…está na hora de os deixar ir. Desapego, é a palavra chave!).

4. Contabilizar o que fica e perceber o que está a fazer falta para potenciar, rentabilizar e atualizar as peças existentes. São acessórios? Calças? Saias? De que registo? Formal? Social? Tudo tem de ser analisado e registado, pois apenas desta forma saberemos o que comprar!

5. Depois da triagem feita, agrupar todas as peças que ficam num charriot ou em cima da cama...passo seguinte, experimentar tudo. Verificar se favorecem a silhueta, se a cor funciona (se nos fizer parecer macilentas e adoentadas, não serve!), se ainda gostamos de nos ver com a peça e se faz sentido no nosso momento atual de vida.

6. Fazer uma lista do que precisamos comprar para preencher eventuais falhas. Tudo apontado! Tipo de peças, cor, etc.

Nota importante: para um guarda-roupa ser funcional, serão necessárias cerca de três partes de cima por cada parte de baixo existente.

#4 O estilo pessoal: antes de partir para o shopping, é essencial reconhecer as tendências e inspirações com as quais nos identificamos. Construir um mood board, com base em revistas ou pesquisas online, ajuda muito na hora de decidir que tendências devemos ou não adotar a cada estacão! Conselho: optem apenas pelo que vos faça sentir bem e vos valorize. Empowerment is the key! Ousar sim, criar uma personagem Não (a não ser que seja esse o objetivo!).

#6 O Shopping: Correr para a loja sem uma estratégia, é meio caminho andado para compras impulsivas e para peças que raramente ou nunca vão ver a luz do dia. Fazer uma listagem, é obrigatório! Lista das peças em falta, definir um orçamento e manter-se fiel a ele, são as regras a seguir. Todas as peças adquiridas devem funcionar com o restante e devemos conseguir compor mentalmente três coordenados para cada nova aquisição. Caso isso não aconteça, esqueçam a peça. Não vai contribuir em nada para a funcionalidade do vosso guarda-roupa.

#7 Definir Capsule Wardrobes: depois de tudo comprado é altura de organizar o closet e compor alguns looks, definindo diferentes cápsulas:  profissional, social, casual, etc. As dicas aqui:  https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=927264967302034&substory_index=0&id=100000556193990

#8 Last but not least: Divertir-se com o processo! Ser o nosso próprio Personal Stylist dá trabalho, mas pode ser um processo divertido, de grande aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Nada como tentar!

E se, mesmo assim, achar complicado, não hesite em procurar ajuda profissional. É para isso mesmo que nós, consultores de imagem, aqui estamos, para ajudar a simplificar a sua vida!




Alexandra Simões de Carvalho
www.styleyourlife.pt