DIVORCIAM-SE OS PAIS, NÃO AS CRIANÇAS

EO 2018 Torres VedrasConversa25 Mai.: 21.30h0€
  • slider

ATIVIDADE GRÁTIS

O objetivo da sessão é consciencializar os pais que passem por um divórcio para a importância de lidar com a situação de forma a proteger os interesses das crianças.

O ponto de partida é consciencializar os adultos que deixarão de viver como um casal conjugal e que passarão a ser um "casal parental". Esta consciência adquire-se aplicando algumas metodologias, testadas, que têm por objetivo mudar o comportamento das famílias das crianças, muitas vezes, recorrendo a equipas de profissionais de diversas áreas (psicologia, mediação, terapeutas, psiquiatras).

Nesta sessão de Conversa com Pais, serão dadas a conhecer as razões pelas quais se intervém em prol das crianças desprotegidas e quais os modelos práticos usados recorrendo a exemplos de casos concretos

Joaquim Silva é o orador convidado para o debate, possui uma vasta experiência na área da família e crianças, estando colocado desde janeiro de 2017 no Juízo de Família e Menores de Mafra. É licenciado em Filosofia (1981-1985) e em Direito (1991-1996); Mestre em Ciência Jurídicas-Civilísticas, com a dissertação “A Família das Crianças da Separação dos Pais: A Guarda Compartilhada, o Conflito e o Abandono Parental”; e doutorado com a tese “Justiça Restaurativa na Jurisdição de Família e Crianças”. No seu currículo, conta ainda com vários artigos referentes à temática das crianças e é autor do livro "A família das Crianças na Separação dos pais: A Guarda Compartilhada”. Desde há seis anos que marca presença, como orador, em várias conferências subordinadas ao tema da guarda partilhada.

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho