APRENDER A EDUCAR: PARA PROFESSORES E EDUCADORES

EO 2018 Porto e NorteCurso7 Nov., 14 Nov., 9 Jan.'19, 30 Jan. '19.: 18h-20h
  • slider

O programa da Faculdade de Educação e Psicologia do Porto está de regresso para ajudar pais e professores com questões de género, a hiperatividade, a ansiedade e a identidade de género.

Esta é a nona edição deste programa promovido pela Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Católica no Porto. A iniciativa pretende dar resposta aos desafios específicos que emergem em contexto escolar, aprofundando a compreensão dos mesmos, analisando e propondo estratégias práticas.

As sessões deste novo ciclo arrancam já a 7 de novembro e vão abordar temas relacionados com a hiperatividade nos alunos, a ansiedade na performance musical em crianças e adolescentes, o corelacionamento entre o envolvimento do docente e o sucesso escolar e, ainda, o mindfullness para professores.

Numa escola que se procura mais inclusiva e respeitadora de cada indivíduo, as questões sobre a identidade de género e de sexualidade são cada vez mais urgentes. Este será também um dos pontos de partida para a primeira sessão que conta com a participação de Alexandra Carneiro, investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH).

A segunda sessão, dinamizada a 14 de novembro, irá explorar a questão da hiperatividade dos alunos em sala de aula. Lurdes Veríssimo, investigadora do CEDH e docente da FEP, irá conduzir esta palestra através da análise de várias estratégias práticas a utilizar na sala de aula, com alunos “que não param”, de forma a potenciar o comportamento adaptativo e a aprendizagem.

As sessões do Aprender a Educar fazem uma pausa para a época natalícia, mas regressam em janeiro, para debater o envolvimento e o sucesso escolar de alunos em situação de acolhimento e, ainda, a prática de mindfulness para professores.

Inscrições: Site