A ROTINA MATINAL COM FILHOS PEQUENOS

EO 2016 Organização | Fonte: Up To Kids®
  • slider

Introduzir alguns hábitos familiares fará com que as manhãs sejam mais calmas e menos stressantes.

O início da manhã é o período do dia em que a correria pode ser maior, principalmente para quem tem filhos pequenos. Adotar uma rotina matinal familiar organizada, só traz benefícios e é importante para que tudo corra da melhor maneira e não comprometa o resto do nosso dia e das crianças, com stress e ansiedade.

A rotina matinal deve ser preferencialmente sempre a mesma para que seja automático e a criança se habitue a esta. Veja abaixo algumas medidas simples que podem ser introduzidas na vida familiar, e que irão ajudar a simplificar as manhãs tornando-as mais agradáveis e calmas.

1. Dormir bem. Uma boa noite de sono é fundamental para acordarmos bem-dispostos e para que o dia comece de uma maneira tranquila. Assim sendo, os adultos devem dormir entre 7 a 8 horas, crianças à volta de 10 horas e bebés 12 horas, isto de uma forma geral.

2. Estabeleça uma hora para acordar e para acordar os seus filhos, de maneira a que tenha tempo para fazer tudo o que necessita, e não atrase a rotina matinal porque imprevistos podem acontecer.

3. Quando se levantar e antes de acordar os seus filhos, arranje-se e fique pronto/a para ter tempo de preparar a manhã, nomeadamente ajudar ou vestir as crianças, acabar de arranjar o pequeno-almoço etc.

4. Quando acordar os seus filhos, acorde-os de uma maneira carinhosa para que fiquem bem-dispostos e assim evitar as birras. Antes mesmo deles se levantarem, fique algum tempo com eles a conversar ou a brincar.

5. É muito importante depois de estarem prontos e antes de sair, tomarem o pequeno-almoço. O pequeno-almoço, como é a primeira refeição do dia é muito importante e não deve ser descurada de forma alguma, nem passada à frente. As crianças que tomam o pequeno-almoço têm mais facilidade em concentrarem-se e por sua vez a aprendizagem será mais fácil.

6. Divida tarefas quer com o marido/mulher, quer com os filhos caso estes já sejam maiores e possam “assumir” pequenas responsabilidades. Tais como vestirem-se, lavar dentes, cara, etc.

Todas estas medidas têm que ser obviamente complementadas com a organização na noite anterior, nomeadamente, arranjar roupas, lanches, mochilas, enfim, tudo o que a faça poupar o seu precioso tempo logo pela manhã.

Conteúdo desenvolvido por, Marlene Borges



Conteúdo publicado originalmente em Up To Kids®
Consulte Aqui