1ª CONFERÊNCIA ESTRELAS & OURIÇOS: COMO BRINCAM HOJE AS CRIANÇAS PORTUGUESAS

EO 2019 CascaisConferência30 Abr.: 9.30h-12.45hM/00€
slider

ATIVIDADE GRÁTIS

Brincar é crucial para um desenvolvimento saudável. A Estrelas & Ouriços vai promover a sua primeira conferência sobre a importância desta atividade em todas as fases da vida, mas em particular na infância. O encontro está marcado para o dia 30 de abril em Cascais.

Para pais, professores, profissionais de serviços educativos, psicólogos e especialistas das diferentes áreas ligadas ao universo da família e da criança, esta conferência pretende lançar a discussão sobre o que significa brincar em Portugal nos dias de hoje para conhecer melhor os adultos de amanhã. Entre revelações e procura de respostas, serão discutidas diversas questões entre pais e especialistas das mais diversas áreas ligadas à infância.

Quanto tempo por dia brincam em média os nossos filhos? Será esse tempo suficiente? Com quem é que brincam – com crianças da mesma idade, com os pais, sozinhos? E onde brincam – ao ar livre, dentro de casa, na escola? Estas são apenas algumas das questões que vão estar em cima da mesa no dia 30 de abril na Casa das Histórias Paula Rego em Cascais.

A 1ª Conferência Estrelas & Ouriços, “Como Brincam Hoje as Crianças Portuguesas”, terá como ponto de partida o estudo “Portugal a Brincar: Relatório do brincar de crianças portuguesas até aos 10 anos – 2018”. Elaborado pela Escola Superior de Educação de Coimbra – em parceria com o Instituto de Apoio à Criança e a Estrelas & Ouriços – este estudo baseia-se num inquérito a mais de 1400 famílias com crianças daquela faixa etária e reuniu informação inédita sobre os seus hábitos de brincar.

Participam na discussão da primeira mesa redonda em torno do referido inquérito, que antecede a intervenção de Carlos Neto, professor e investigador da Faculdade de Motricidade Humana: Rui Mendes, professor da Escola Superior de Educação de Coimbra e coordenador do estudo “Portugal a Brincar”; Ana Lourenço, psicóloga do setor Actividade Lúdica do Instituto do Apoio à Criança; e Madalena Nunes Diogo, diretora geral co-fundadora do projeto Estrelas & Ouriços.

A segunda temática da manhã recai na questão "Como Brincam Hoje as Crianças Portuguesas" e conta com os contributos de Rosário Carmona e Costa, psicóloga clínica; Domingos Amaral, presidente da direção da Escola Avé Maria, escritor, jornalista; Jorge Vieira, responsável pelo departamento de Marketing da Nintendo Portugal, e Ana Leonor Perdigão, responsável pela Unidade de Nutrition, Health and Wellness da Nestlé Portugal.

Francisco Camacho, diretor-geral executivo Estrelas & Ouriços, fará a abertura e Dulce Garcia - editora, escritora, jornalista e mãe - será a moderadora deste evento, que também vai dar lugar a uma conversa com várias crianças: para que os participantes ouçam a viva voz e de fontes seguras quais são as brincadeiras que se praticam nos dias de hoje.

Todos os testemunhos que saírem desta conferência, a primeira organizada pela Estrelas & Ouriços, serão construtivos na forma de pensar a família dos dias de hoje. A pausa da manhã, ainda que de maneira mais informal, será um momento adicional para troca de experiências, informações e contactos.

Informações e inscrições: Site | Facebook